O bloco Carrossel de Emoções deu a largada na manhã deste sábado (1º) da programação oficial de Carnaval de rua no Rio de Janeiro. A estreia do circuito dos megablocos, no centro, teve como trilha sonora o funk carioca dos anos 1990.
Lorraine Caffaro, 41, vestia uma fantasia de paquita desde as 8h, ainda na concentração do bloco. O público ainda tímido na concentração não desanimou a foliã.
“Venho desde a primeira edição, no Arpoador. É um bloco família. É um megabloco que a gente ainda consegue curtir sem stress. Sou 40 mais, é funk antigo, é o que a gente gosta”, disse ela, que saiu de Maricá às 6h.
Criado em 2012, o Carrossel de Emoções desfilava na praia da Barra da Tijuca até 2022. No ano seguinte, foi transferido para o centro em razão da enorme procura.
As amigas Julia Gorito, 18, Barbara Calil, 19 e Yasmin Teles, 18, saíram de Jacarepaguá, na zona oeste, para aproveitar a abertura oficial.
“O megabloco é mais animado e também tem a questão da segurança. Vim no bloco da Ludmila no ano retrasado e sempre tem alguém revistando na entrada”, disse Yasmin.
O esquema de segurança para os megablocos do centro prevê um cerco na avenida Primeiro de Março com pontos de revista pela Polícia Militar. A corporação vai empregar 1.520 agentes para a programação de Carnaval deste fim de semana.
Os blocos cariocas já estão na rua desde 5 de janeiro, quando houve a abertura não oficial do Carnaval, composto por grupos não registrados na prefeitura. A programação oficial do município é a que contempla os chamados megablocos, grupos que têm a expectativa de arrastar multidões e são alocados em grandes avenidas do centro. No domingo (2), é a vez do Chá da Alice.
O bloco largou com um público abaixo da expectativa, mas foi crescendo à medida que desfilava pela avenida. “Ninguém esperava ter bloco no dia 1º de fevereiro”, disse Julia ao chegar na concentração.
Também foi surpresa para o casal Mairon Cruz, 23, e Aghata Cristine, 22, que veio do Piauí ficar na casa de Priscila Goulart, 30, que mora em Niterói. Eles vão deixar o Rio de Janeiro neste sábado e aproveitaram para aproveitar o primeiro dia da festa oficial.
“Não esperava um bloco. Para nós está cedo”, disse Mairon.
Surpresa mesmo tiveram os noivos Juan Souza, 33, e Luana Ribeiro, 35, de Volta Redonda (RJ), que chegaram à avenida Primeiro de Março para tirar fotos no casario antigo da região para o álbum de casamento previsto para abril. Eles encontraram grades de segurança nas calçadas, vendedores ambulantes e foliões fantasiados.
“A gente não veio para o bloco. Aconteceu dele estar aqui”, disse Luana.
Ao todo, são previstos 482 desfiles, com 685 blocos inscritos para as apresentações espalhadas por diversas regiões da cidade. O Centro será o palco de 128 desfiles, mas a folia também estará garantida nas zonas Norte, Oeste e Sul, Grande Tijuca, Ilhas e Jacarepaguá.