O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (6) que o município irá incluir o remédio Ozempic em um programa de emagrecimento na rede pública de saúde.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Manga aparece com a chamada “caneta emagrecedora” e promete acesso gratuito ao medicamento para o morador que se inscrever no projeto da prefeitura Emagrecer Certo.
“Começamos o Emagrecer Certo Sorocaba. Você vai ter acompanhamento médico para emagrecer, ter saúde. Além disso, se for necessário, você vai poder ter acesso a medicamentos para emagrecer, como o Ozempic”, disse Manga.
O prefeito argumenta ainda que o remédio é o mais utilizado no mundo para o controle da diabetes e emagrecimento.
Por fim, Manga diz que o projeto possui vagas limitadas e que o cadastro para participação no programa é feito pelo site da prefeitura.
A ideia segue a proposta do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que durante a campanha eleitoral do ano passado, prometeu a medicação na rede municipal de saúde. Em janeiro deste ano, ele assinou decreto que cria um grupo de trabalho para implementar o uso da semaglutina, principal ativo do Ozempic, nas Clínicas da Família.
No início desta semana, o senador Cleitinho (Republicanos) apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei que autoriza o Governo Federal a oferecer o semaglutida gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento da obesidade.
O texto prevê que a implementação do medicamento deve ser ministrada de forma segura, seguindo critérios e protocolos para a distribuição estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O projeto de lei ainda será analisado nas comissões do Congresso antes de ser votado.
Aprovado para tratamento de diabetes tipo 2, o remédio vem sendo usado como produto para emagrecimento, por aumentar a sensação de saciedade.
Os efeitos do medicamento para o público geral tem sido alvo de estudos em diferentes universidades. Um dos possíveis efeitos indiretos apontados é um déficit de nutrientes ou de proteínas. A perda de massa magra também pode ser um problema desencadeado pela substância.