![](https://reviewer4you.com/wp-content/uploads/2025/02/veleiro-kat-da-voz-dos-oceanos-na-indonesia-1738938158435_v2_615x300.jpg)
Depois de uma noite velejando, ancoramos em um lugar mágico: cercados por montanhas, floresta densa e o canto dos pássaros, sem nenhum barco ou ser humano à vista. Nos impressionamos como a floresta avança, literalmente, até a beira do mar, criando uma paisagem de tirar o fôlego.
No dia seguinte, seguimos viagem, passando por uma das maiores cachoeiras em volume de água que já vimos desaguar diretamente no oceano. Ancoramos em Pulau Pisang, próxima a Pulau Sabuda, onde conhecemos pescadores locais que costumam visitar a enseada para colher cocos e descansar. Desde nossa chegada à Indonésia, aplicativos e blogs de velejadores alertavam sobre possíveis ataques de crocodilos-de-água-salgada.
![Voz dos Oceanos recebe pescadores indonésios a bordo do Kat Voz dos Oceanos recebe pescadores indonésios a bordo do Kat](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/ea/2025/02/07/voz-dos-oceanos-recebe-pescadores-indonesios-a-bordo-do-kat-1738938445122_v2_450x450.jpg)
Mas nada melhor do que conversar com locais. Nossos novos amigos pescadores garantiram que, naquela região, não havia crocodilos. Só nos alertaram sobre as Ular Laut Belang, cobras marinhas venenosíssimas, que raramente são agressivas com humanos. Depois da visita deles a bordo, decidimos mergulhar próximo ao veleiro Kat e, logo abaixo da embarcação, avistamos justamente uma Ular Laut Belang de aproximadamente um metro e meio. Como nos disseram, ela não nos atacou (rs).
De Pulau Pisang, seguimos para a região de Misool, uma das quatro maiores ilhas (as “Quatro Reis”) do arquipélago de Raja Ampat. Essa região é essencial para a biodiversidade marinha e terrestre. Misool, Salawati, Batanta e Waigeo formam a espinha dorsal do Parque Marinho de Raja Ampat, uma das maiores reservas ecológicas do mundo.
Raja Ampat é uma das Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) do planeta, zonas delimitadas com o objetivo de proteger a biodiversidade e os recursos naturais. Para navegar e ancorar aqui, precisamos adquirir ingressos para o parque e pagar taxas ambientais individuais.