Gkay tem seus dias de ‘Emily em Paris’ após ser esnobada – 12/02/2025 – Rede Social



A cena remete à série “Emily em Paris” com imagens de uma jovem flanando pela capital francesa a bordo de looks de grifes icônicas como Chanel.

Só que a protagonista é uma influencer brasileira que atende pelo nome de Gessica Kayane Rocha de Vasconcelos, 32, famosa com a alcunha de Gkay, que colhe os frutos de imersões na Semana de Alta-Costura parisiense.

Na edição primavera/verão 2025, realizada entre 27 e 30 de janeiro, lá estava Gkay dando pinta na concorrida fila A de desfiles como Chanel, Schiaparelli, Stéphane Rolland, sempre a bordo de criações das marcas e fazendo aparições dignas de estrela de cinema no tapete vermelho.

Um conto de fadas que poderia ser resumido como o triunfo de uma garota pobre do agreste paraibano que se torna fenômeno na internet, supera preconceitos e vira queridinha de algumas das mais importantes grifes de luxo do mundo, após ser esnobada por marcas no Brasil.

“Quando recebi um email com convite para a semana de alta-costura em Paris achei que era trote”, conta Gkay, sobre o primeiro contato feito em 2023, quando começou a se aventurar pelo elitista mundo da alta moda.

A gata borralheira fashion desabrocha quando aterrissa na capital francesa a convite da Fédération de la Haute Couture e de La Mode, órgão dirigente da moda no França.

“Eu nunca tinha ido para um desfile no Brasil como convidada”, pontua. Diz ter estado apenas uma vez na São Paulo Fashion Week, quando ainda não era conhecida, e ficou lá no fundão.

E a estreia foi logo na primeira fila de cinco desfiles parisienses, figurando de cara em quarto lugar no ranking das personalidades mais influentes da alta-costura.

Logo a “paraíba cafona”, como chegou a ser tratada em comentários no tribunal implacável das redes sociais, uma influencer que merecia olhares tortos de grifes de luxo por aqui.

São marcas que associam suas imagens de exclusividade e refinamento com outro perfil de influenciadoras e blogueiras, aquelas que postam stories recebendo mimos e participando de eventos de lançamento.

“Infelizmente tem certas críticas do tipo: ‘Ah, o público dela é popular. Ela é paraibana, é comediante’”, relata Gkay, nascida em Solânea, município paraibano de 26 mil habitantes.



Eu vim para quebrar paradigmas. Por que é sempre um padrão de meninas loiras, herdeiras ou clientes chiques das próprias marcas que ocupam esse lugar?

Com 20,1 milhões de seguidores no Instagram e 21,2 milhões no TikTok, ela responde aos críticos com engajamento.

“Eu vim para quebrar paradigmas”, diz ela, ao se indagar porque blogueira de moda tem que ser sempre meninas loiras, do Sul/Sudeste e bem-nascidas.

“Por que é sempre um padrão de herdeiras ou clientes chiques das próprias marcas que ocupam esse lugar? Por isso, muita gente quer tirar o meu mérito de estar ali.”

Gkay, que figurou numa lista apócrifa de influenciadores que “se acham”, revolta-se com esse elitismo. “Não sou casada com bilionário. Tudo que faço é com o dinheiro do meu trabalho.”

Ela enfatiza que o público consumidor de alta-costura é muito restrito. É um segmento com pouquíssimos clientes ao redor do mundo. Uma vitrine usada para posicionamento das marcas.

Por isso, as redes sociais vêm se convertendo em uma ferramenta para tornar a alta-costura inspiração para quem não pode comprar suas peças exclusivas, caríssimas e feitas à mão.

Papel de disseminar tendências que Gkay desempenha ao lado de estrelas como Dua Lipa e Kylie Jenner, nomes que marcaram presença no Grand Palais para aplaudir o último desfile da Chanel.

Gkay não perdeu a chance de pedir uma selfie com Anna Wintour, a poderosa diretora da Vogue norte-americana. “Eu considero você a minha mamãe da moda”, disse a brasileira, conseguindo até tirar um sorriso da mulher que inspirou “O Diabo Veste Prada”.

A foto virou post no Instagram. Assim como o vídeo da chegada triunfal ao desfile de Schiaparelli, em um look branco e um cabelo poderoso.

A brasileira fez rir com legendas como “Todos contra a dengue” ao se exibir com uma criação de Tony Ward, envolta em um véu, que lembrava um mosquiteiro. Arrasou com um modelito preto nada básico de Stéphane Rolland, uma das sensações da temporada.

E desfilou poderosa pelas ruas da cidade luz com asas douradas de um vestido de penas de Yanina Yulia. “O look mais lindo que usei na vida.”

Ganhou elogios de Ivete Sangalo e Adriane Galisteu pelas produções ousadas e requintadas. “Bela e Chique”, escreveu Patrícia Romano, diretora de comunicação da Dolce & Gabbana para a América Latina.

“Sensacional”, elogiou João Braga, professor de moda com quem Gkay tem aprendido sobre a história e as engrenagens do mundo fashion. “Foi com ele que comecei a entender a dinâmica de como funcionava a alta-costura.”

Depois de uma maratona de 15 desfiles nesta edição, a influencer desembarcou no Brasil repleta de malas e já emendou um outro compromisso exclusivo.

Foi para São Miguel dos Milagres, em Alagoas, participar da Martha Medeiros Experience, um evento de três dias promovido pela estilista que levou a renda brasileira ao tapete vermelho, vestindo estrelas como Sofia Vergara.

Desfilou criações da Mãos de Martha, escola de arte conduzida pela estilista alagoana. “Gkay tem uma energia incrível”, descreve Martha, que apresentou a coleção para um grupo seleto de clientes e convidadas, entre elas a empresária Luiza Trajano, da Magazine Luiza.

“Adorei sair da alta-costura em Paris e vir direto para um evento de valorização da moda nacional, onde temos uma Martha Medeiros fazendo peças maravilhosas à mão”, afirma a influencer, que conheceu a alagoana em um voo.

Gkay usou um Martha Medeiros no último Réveillon na Tailândia. Na viagem, foi parada nas ruas de Bangkok ao chamar atenção de uma tiktoker local com um look da Hello Kitty.

O diálogo hilário das duas viralizou nas redes, diante da cara de surpresa da gringa quando descobre que a entrevistada tem mais de 20 milhões de seguidores.

“Não confio em quem não ama HK e você?”, indaga Gkay, em outro post usando macacão de neve com estampa da personagem em um álbum de imagens de Aspen, no Colorado, onde fez a indefectível foto congelando em biquíni no frio.

A paraibana também realiza sonhos como desfilar com um modelito de debutante pelas ruas de Paris. “Pronta pra festa de aniversário de 15 anos que eu nunca tive”, anuncia a legenda do post com mais de 80 mil curtidas.

Na busca por likes e engajamento, ela curte a vida adoidada e se autopromove, como fez com suas festas de aniversário, a famosa Farofa da Gkay. “A farofa vai voltar, não acabou”, anuncia ela, que não realizou o evento no ano passado.

“As vezes, a gente precisa dar um passo para trás para dar dois à frente”, responde enigmática, sobre o evento feito com permuta, “no @, tudo 0800”.

Um exemplo de como funciona o maravilhoso mundo dos influenciadores, que virou uma máquina de monetização.

“Eu não fico com esse discurso de que dinheiro não traz felicidade. Graças a Deus, a minha mudança de condição financeira é uma dádiva. É algo que tento aproveitar ao máximo.”

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Daily Deals
Logo
Shopping cart