Os gigantes chineses do varejo eletrônico Alibaba e Shein se associaram à Amobitec, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia. A uruguaia nocnoc também se tornou integrante.
O ingresso dessas empresas em uma entidade brasileira marca não só a tentativa de virar a página de que operam de forma a prejudicar a indústria local, mas também amplia os rumos da própria Amobitec, que, até o momento, atuava com mais força em frentes ligadas ao transporte e entregas, representando setores liderados por Flixbus, Buser e iFood, respectivamente.
A Amazon, poderoso marketplace dos EUA, já era associada. Com a chegada de Alibaba e Shein, a frente de comércio eletrônico ganha mais força.
A uruguaia nocnoc dispõe de soluções para intermediar o comércio eletrônico transfronteiriço, conectando marcas globais e varejistas que buscam aumentar suas vendas na América Latina, com a possibilidade de crescimento exponencial e de acesso a mercados latino-americanos anteriormente inacessíveis em menos de 48 horas.
“O desenvolvimento tecnológico tem o potencial de aprimorar e transformar a vida das pessoas. A Amobitec tem como desafio apresentar os novos conceitos e modelos de negócios para contribuir na modernização do mercado e na democratização do acesso a bens e serviços para todos”, disse André Porto, diretor-executivo da associação.
Fundada em 2018, a Amobitec reúne empresas que atuam em atividades relacionadas à mobilidade de bens ou pessoas e à cadeia do ecommerce. Entre elas estão 99, Alibaba, Amazon, Buser, iFood, Flixbus, Lalamove, nocnoc, Shein, Uber, Zé Delivery.
Com Stéfanie Rigamonti