Pucón, no Chile, surpreende com turismo de aventura – 03/02/2025 – Turismo


O sol surge imponente na cordilheira dos Andes, fazendo reluzir o topo do vulcão mais ativo do Chile. Chamado por uns de Villarrica, ele também é conhecido como Rukapillan, ou “a casa dos espíritos”, segundo os mapuches, seus habitantes nativos.

Segundo eles, o vulcão é símbolo de conexão entre o mundo terreno e o espiritual. Quem se desafia a subi-lo compreende e sente seu significado.

Com sua última erupção em 2015, o Villarrica é uma das principais atrações de Pucón, charmosa cidade de 30 mil habitantes. Situada a cerca de 800 km ao sul de Santiago, na região de Araucanía, sua geografia se distingue principalmente pela abundância de água e pela natureza verde.

Ela é desenhada por lagos, florestas temperadas, montanhas, rios e vulcões, proporcionando infinitas atividades ao ar livre. Embora o inverno atraia turistas curiosos por esportes de neve, é no verão, com temperaturas que chegam a 30 ºC, que Pucón prospera, oferecendo aventuras nas águas e trilhas agradáveis.

Ainda mais frequentado pelos próprios chilenos, Pucón tem ganhado a atenção dos brasileiros. A forma mais rápida de chegar é por via aérea, partindo de Santiago e desembarcando em Temuco, que fica a 120 km da cidade. A cidade conta com cafés, restaurantes, lojas de esportes e agências de turismo, além do lago Villarrica como horizonte. Há hospedagens para todos os bolsos, de hostels acessíveis, a partir de US$ 12, a hotéis de luxo, que superam US$ 1.500.

Apelidada de “capital do turismo de aventura do Chile”, Pucón é o destino ideal para quem deseja férias com envolvimento com a natureza. Na cidade, não é preciso transporte. Porém, a maioria das atividades fica afastada e exige algum tipo de locomoção, seja por conta própria, alugando um carro, ou contratando o serviço de agências locais de turismo.

As excursões são acompanhadas por guias, o que permite, além da despreocupação de ter que ler mapas ou depender de sinal de internet, escutar mais sobre a região e ter uma troca genuína com um local, voltando para casa com a bagagem cheia de aprendizados.

A atmosfera de Pucón é um convite à aventura pura. O rio Trancura, principal ponto de rafting da região, é um convite tanto para famílias quanto para quem busca maior desafio, com opções de passeios de níveis variados. Outras opções incluem canyoning, parapente, mountain bike e cavalgadas. Para os entusiastas esportes de neve, é possível praticar esqui e snowboard no próprio vulcão Villarrica, durante o inverno.

A contemplação é uma opção de conexão com a natureza de Araucanía. O lago Villarrica, de origem glaciar e vulcânica, possui cerca de 176 km² e é um centro de lazer de esportes aquáticos, como caiaques e barcos à vela. Ele também forma praias de areias vulcânicas negras, sendo as mais conhecidas a playa Grande e a playa Blanca. Banhos em águas termais, originárias da atividade vulcânica, são atrativos relaxantes.

As caminhadas são formas de integração com a natureza. O Parque Nacional Huerquehue destaca-se por sua floresta com tons de verdes variados e cachoeiras revigorantes. Como dizem os mapuche, é um “lugar de mensagem”, um convite para ouvir a natureza.

Villarrica também é o nome de um Parque Nacional. Espalhado por alguns setores, o Puesco, localizado na fronteira com a Argentina, é o habitat de araucárias milenares e pica-paus negros. Com vista para o vulcão Lanin, inclua a caminhada até a lagoa Huinfiuca, cujas águas espelham seu entorno no verão ou congelam no inverno. Simon, guia local, ensina que as araucárias são árvores mais antigas que os dinossauros.

A mais famosa das aventuras é a escalada até o local mais alto permitido dos 2.860 m do vulcão Villarrica. Normalmente, é possível subir até 2.200 m, dependendo das condições. O passeio dura o dia todo, começando antes do amanhecer.

Em pouco mais de 8 km de subida, a vista deslumbrante de Pucón e do lago homônimo são respiros no meio do cansaço. Picaretas e grampos de ferro nos calçados são essenciais em alguns trechos, devido à inclinação. Ainda há chances de tentar a escalada vertical na neve. Na descida, o uso de esqui-bunda torna o retorno rápido e divertido.

Se o Chile exala conexão com a natureza, Pucón inspira conhecimentos ancestrais, atividades ao ar livre e uma atmosfera espiritual. Quem se presenteia com a visita à região de Araucanía não apenas vive férias inesquecíveis e movimentadas, mas também é convidado a expandir sua consciência sobre a relação que temos com a Terra e como podemos cuidar melhor dela. A aventura pode ser o primeiro passo para mudanças no cotidiano.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Daily Deals
Logo
Shopping cart