O Brasil, o mundo e os ovos da Gracyanne – 21/01/2025 – Rosana Hermann


São Paulo

O que veio primeiro: o frango ou o ovo?

A resposta é “depende”. Para Gracyanne Barbosa do BBB 25, o frango veio primeiro porque os ovos tinham acabado. E mais: o frango estava meio cru. Não é recomendado comer frango cru nem mesmo meio cru. Mas Gracy disse que estava com muita fome e comeu assim mesmo.

A dieta da atleta não é novidade. Ao contrário. A mídia acompanha a vida fitness de Gracy há mais de uma década. E, claro, o destaque é a grande quantidade de ovos que ela consome diariamente.

Essa pauta virou uma obsessão tão grande de toda a comunicação brasileira que hoje somos nós que consumimos mais de 40 notícias dos ovos da Gracyanne por dia. Minha fome por outro assunto está tão grande que já estou consumindo notícia de frango cru. Ou seja, estamos no mesmo barco que ela. Gracy viciada em ovos e nós viciados em saber sobre sua dieta.

A pergunta é por quê? Eu poderia tentar 40 respostas, uma para cada ovo, mas acho que a principal se chama “escapismo”.

Escapismo, como sabemos, é a forma de fugir da realidade para um mundo de entretenimento, lazer e distração.

O Big Brother é um dos destinos preferidos dos brasileiros para praticar o escapismo, porque tem todos os ingredientes da distração perfeita:

Reúne numa casa um grupo de pessoas que jamais estariam juntas, gerando todas as fortes emoções que buscamos através de uma competição e com transmissão continua ao vivo, para que possamos observar, torcer e criticar a todos no conforto e na distância de nossos lares. É a simulação perfeita da realidade, sendo a coisa mais artificial do mundo.

E por que precisamos fugir da realidade? Bem, se os problemas da sociedade brasileira não eram suficientes, agora que Trump voltou à presidência dos Estados Unidos, temos todos os motivos do mundo.

A nação mais poderosa do planeta começou de forma acelerada seu rumo para o passado, com ideias de perfurar loucamente o solo em busca do “ouro líquido” (alcunha popular do petróleo nos anos 40), fingindo que só existem dois gêneros humanos, negando a ciência e as mudanças climáticas, restabelecendo preconceitos contra imigrantes, acabando com políticas afirmativas que diminuam desigualdade.

As medidas retrógradas chamam a atenção, assustam, afetam o mundo inteiro e formam o cenário de um futuro amedrontador. Não são ideias novas, sempre existiram. Mas os retrocessos assustam porque vieram todos juntos. E vamos ter que engoli-los às dúzias, diariamente.

Exatamente como os ovos de Gracyanne. Não sei você, mas eu prefiro o arroz e feijão com frango e salada da democracia natural. Mais balanceado, mais nutritivo, mais saudável, que garante acesso a todos, bem aqui, na realidade verdadeira, a original, a única que temos.

O escapismo a gente deixa como sobremesa, só como uma guloseima, porque ninguém é de ferro. Nem a Gracy, que comeu um pedaço de chocolate no BBB 25 depois de 20 anos de abstinência.

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Daily Deals
Logo
Shopping cart