O avanço de posicionamentos da extrema-direita contra a população LGBTQIA+ será tema debatido entre parlamentares trans e travestis durante reunião em Brasília no próximo sábado (25).
“Pautas essenciais ficam ofuscadas pelo discurso de pânico moral sobre questões trans, que é usado como cortina de fumaça para acordos políticos”, diz a vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (PSOL), uma das confirmadas no primeiro Encontro EleiTrans.
Ela diz acreditar que posicionamentos transfóbicos, além de ameaçarem a população LGBTQIA+, atrasam outros tipos de diálogos importantes.
“A cidade é que sai perdendo, pois poderíamos estar discutindo questões como acesso à saúde, saneamento básico e população em situação de rua”, afirma.
O evento é promovido pelo projeto Pajubá, iniciativa conjunta entre a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) e a Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais). Os organizadores afirmam que o objetivo do encontro é fortalecer os novos mandatos da legislatura 2025-2028.
Na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Lucas Pavanato (PL) apresentou desde o início do ano projetos de lei que visam restringir direitos de pessoas trans. As propostas incluem proibição de participação em competições esportivas, veto a tratamentos hormonais para menores de 18 anos e restrições ao uso de banheiros.
Ele foi o vereador mais votado da cidade, e desde a campanha já fazia promessas de planos para “endireitar”a capital.
“Esses PLs e outros que tramitam no Legislativo precisam ser rechaçados. O campo democrático precisa barrar a aprovação desse ataque à vida de pessoas trans”, afirma a deputada estadual Carolina Iara (PSOL-SP), outra confirmada no EleiTrans.
“Nós estamos num momento complicado para as pessoas trans, com a eleição de Donald Trump nos EUA e o voto massivo em parlamentares como Lucas Pavanato”, diz a parlamentar.
Procurado, Lucas Pavanato afirma que parlamentares que falam em saúde e educação “nada fazem por essas pautas”. Também diz que a acusação de transfobia seria uma “artimanha” para evitar o debate sobre projetos.
“Daqui a pouco, a patrulha de extrema-esquerda vai querer queimar cientista na fogueira.”
Entre as presentes no evento em Brasília, também estarão Benny Briolly, primeira vereadora trans eleita em Niterói (RJ), e Thabatta Pimenta, a mulher mais votada de Natal (RN) nas últimas eleições.
PIPOCA
Os atores Diego Martins e Rodrigo Simas receberam convidados na pré-estreia do filme “Viva a Vida”, estrelado por eles. O ator e diretor Miguel Falabella compareceu ao evento, realizado na semana passada, no Cinemark do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A atriz Regina Braga, que faz parte do elenco do longa, e o marido, o médico Drauzio Varella, colunista da Folha, também passaram por lá.
com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH